Tem início o Projeto ‘‘Observador Social Mirim’’ nas escolas de Erechim  

11 de outubro de 2022 20:18

Iniciativa do Observatório Social do Brasil Erechim – OSB Erechim, tem como slogan ‘‘Exercendo a cidadania plena em cada fase da nossa vida’’.

O Observatório Social do Brasil- Erechim, foi selecionado pelo Instituto Chamex entre os cinco projetos beneficiados pelo Edital Educação com Cidadania, em parceria com o Instituto do Investimento Social (IDIS) para 2022. O projeto, lançado em 2021, tem como objetivo fortalecer comunidades e identificar e apoiar organizações de todo Brasil que tenham projetos voltados à agenda educacional fortalecendo a cidadania.

O projeto aborda o exercício da cidadania plena em cada fase da vida, ao promover a valorização de alunos do ensino fundamental por meio da complementação educacional e o apoio pedagógico, com motivação da responsabilidade individual e coletiva, promovendo o desenvolvimento da personalidade vinculada as boas práticas, com valorização da cidadania e controle social, e demonstrando a importância social dos tributos e o direito/dever de exercer o controle social.


No início deste mês, o Projeto teve início nas escolas públicas e privadas. Com atividades de educação fiscal para professores e estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, o projeto apresenta e resgata noções de civismo e cidadania; busca ensinar sobre os tipos de tributos, como são gerados e qual a sua importância social; Fomentar um pensamento voltado à coletividade e a valorização da cidadania e do respeito às coisas públicas.

O Projeto
Por acreditarmos que a educação é uma das formas mais importantes de mudar a cultura das pessoas, ensinando desde cedo a adotar posturas como sujeitos sociais nas comunidades onde estão inseridos e, aonde até pouco tempo mal se falava sobre cidadania, impostos, nota fiscal, controle social, governo e corrupção. Escolas são o campo fértil para a semeadura de uma nova consciência cidadã, os alunos dentro da instituição escolar, apresentam melhores resultados, pela união, pelo trabalho em equipe e com certeza na busca de melhores resultados dentro da sala de aula, do espaço escolar, das suas casas e da sociedade.


O Projeto conta com Patrocínio de Sicredi, Cavaletti, Instituto Chamex e apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul – Erechim.

Sobre o Observatório Social
Diante da corrupção que se institucionaliza nas administrações públicas, o Observatório Social do Brfasil nasce para atuar no monitoramento das licitações e entregas dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios onde atua, hoje em 150 em todo o País. Contribuindo assim para uma economia significativa aos cofres públicos.  O Observatório Social do Brasil – Erechim, foi fundado em agosto de 2013 e atua no monitoramento das licitações e entregas dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, contribuindo para uma economia significativa aos cofres públicos. Além do incentivo ao controle fiscal dos cidadãos o OSB realiza atividades educacionais junto a jovens e adultos, realizando palestras sobre ética, educação fiscal (Programa Observador Social Mirim), combate a corrupção e cidadania. O maior impacto está no resultado com a formação dos Observadores Mirins que podem fazer a diferença na sociedade com o aprendizado sobre cidadania e educação fiscal. Em 2019 o Observatório Social de Erechim formou 429 Observadores Sociais Mirins (alunos de 4º. e 5º. anos). Além do incentivo ao controle fiscal dos cidadãos o OSB realiza atividades educacionais junto a jovens e adultos, realizando palestras sobre ética, educação fiscal ( programa Observador Social Mirim), combate a corrupção e cidadania. Os Observatórios Sociais do Brasil (OSB) são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil e são apartidários.

Por Adriel Ferreira/Assessoria

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Erechim

O Observatório Social do Brasil – Erechim é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Nelson Ehlers, 148 - 3º Andar - Erechim/RS
CEP: 99700-398
Telefone: (54) 99618-2985
E-mail: [email protected]