#MANIFESTO CONTRA A CORRUPÇÃO…NÃO VAMOS DESISTIR!

09 de DEZEMBRO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

12 de dezembro de 2022 08:41

09 de DEZEMBRO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

O enfrentamento à corrupção parece ser mundialmente, de fato, a batalha mais constante nos últimos anos, entre aqueles que se esforçam pela integridade, transparência e ética e aqueles que insistem em achar meios para corromper e levar vantagem.

Desde 2003, quando da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção na cidade de Mérida/México, o 09 de dezembro é data instituída em que o Brasil e mais 101 países decidiram fortalecer a cooperação internacional, com o objetivo de ampliar o combate à corrupção.

A triste realidade é que a corrupção apresenta números desastrosos e leva direitos adquiridos historicamente pela sociedade, deixando o cidadão à mercê da sorte para receber educação e saúde de qualidade, transporte público, segurança e outros serviços que deixam de ser entregues pelos governantes.

Em 2019 o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação revela em estudo que a corrupção pode custar 8% do PIB, R$ 160 Bilhões ou,  trocando em miúdos e ficando fácil de entender, o cidadão brasileiro paga essa conta, “dando” para a corrupção, 29 dias do seu trabalho anual.

O Observatório Social do Brasil coordena mais de 100 unidades de Observatórios em cidades brasileiras, diariamente trabalha em favor da transparência publica, da ética e da integridade, fomentando cidadania e controle social, e se orgulha de nesse trabalho diário, a conta gotas, sustentado por estudo técnico e muita dedicação de seus voluntários, já terem economizados nos cofres públicos municipais valores que ultrapassam R$ 5 Bilhões de Reais.

O ganho de tudo isso? LEGADO. Somos mais de 3000 cidadãos voluntários atuando no monitoramento das compras públicas, capacitando e orientando a classe empresarial a participar das licitações públicas e ampliar concorrência, visitando escolas e disseminando educação fiscal e cidadã para nossas crianças e jovens e estimulando nosso público acadêmico à compreensão sobre políticas públicas e a importância de modelos de gestão íntegros e transparentes.

Acreditamos que podemos mudar o Brasil através da ação de seu povo, colocando O CIDADÃO como protagonista, como agente indispensável dessa transformação. Todos os dias voltamos nossas atividades focados em transformar a vida do cidadão, transformar cidades pela inovação, transformar e tornar o Brasil uma ÁREA LIVRE DE CORRUPÇÃO!

Temos um pacto, e convidamos você a também fazer parte desta iniciativa, temos um PACTO PELO BRASIL!

Criada a reflexão que possamos ir para a prática, a mão na massa, sair do sofá e pararmos de “vender susto” da sala de casa através do celular, precisamos agir contra a corrupção sempre, INDIGNAR-SE É IMPORTANTE, ATITUDE É FUNDAMENTAL!

#SOMOS, COM VOCÊ, O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

#NãoDesistir

#ContraACorrupção

#09DEZDiaInternacionalContraACorrupção

ObservatórioSocial do Brasil - Erechim

O Observatório Social do Brasil – Erechim é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Nelson Ehlers, 148 - 3º Andar - Erechim/RS
CEP: 99700-398
Telefone: (54) 99618-2985
E-mail: erechim@osbrasil.org.br