Convite aos Vereadores

19 de abril de 2017 17:02

Usando da palavra no espaço Tribuna Livre desta segunda, 10, a presidente do Observatório Social, Belonice Sotoriva fez um convite aos vereadores para que o Poder Legislativo de Erechim se faça presente no 1º Congresso do Pacto pelo Brasil, que ocorre na capital do Paraná, de 8 a 10 de maio e que terá a presença do Juiz Sérgio Moro.

Dando início a sua apresentação, lembrou que o Observatório Social do Brasil – OSB coordena hoje uma rede com mais de 100 observatórios sociais. Presente em 19 estados brasileiros tem contribuído para uma economia de mais de 1,5 bilhões aos cofres municipais.

O Congresso reunirá cerca de 800 pessoas, entre dirigentes, técnicos e voluntários da Rede OSB, mais representantes de entidades empresariais, órgãos oficiais de controle de todo o Brasil, prefeitos e vereadores, além de outros convidados, e mostrará que as calamidades na gestão pública podem ser superadas com o uso de instrumentos de controle, ferramentas de gestão profissional, transparência e participação do cidadão. “Irá propor uma agenda positiva para cada público envolvido, ou seja, as prefeituras, câmaras, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil”.

“Promoverá a cooperação técnica entre os OSs e buscará consolidar alianças estratégicas nacionais, tendo como foco a união de esforços para a eficiência em gestão pública como forma de garantir a transparência e a prevenção à corrupção”, pontuou.

Congresso contará com eventos paralelos sobre compras públicas, o lançamento da plataforma gratuita de pregão eletrônico para prefeituras, workshop sobre integridade para Pequenos Negócios, além da assinatura de novas parcerias com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Associação Brasileira de Automação GS1 e OAB/PR.

“A presença da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, considerando a dimensão e a visibilidade do evento, poderá contribuir em muito com o Congresso e ainda trazer para o município novas ferramentas e metodologias que poderão garantir eficiência na gestão e eficácia na aplicação dos recursos públicos”.

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhora da gestão pública.

Belonice ressaltou que cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude. “Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o OBS prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Na oportunidade, parlamentares destacaram o trabalho feito pelo Observatório Social em Erechim e em todo o Brasil, como pontuaram a possibilidade de Erechim promover um evento regional para debater temas de interesse público o que oportunizaria a participação de Podres Legislativos e Executivos de toda a região da AMAU, abrindo, desta forma, um maior leque de discussão.

Fonte: Câmara de Vereadores de Erechim

ObservatórioSocial do Brasil - Erechim

O Observatório Social do Brasil – Erechim é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Nelson Ehlers, 148 - 3º Andar - Erechim/RS
CEP: 99700-398
Telefone: (54) 99618-2985
E-mail: erechim@osbrasil.org.br